Livro: Silêncio – O poder da quietude em um mundo barulhento

By Blog Diário Galáctico - agosto 22, 2018


Livro: Silêncio – O poder da quietude em um mundo barulhento
Autor: Monge Thich Nhat Hanh
Editora: Harper Collins
Número de páginas: 157


“Ser capaz de parar e estar atento ao presente é a parte da definição de felicidade.Não é possível ser feliz no futuro. E isso não tem nada a ver com crença, mas com experiência”

O livro Silêncio aborda questões como a correria do dia a dia, o uso exacerbado de celulares, computadores, trabalho, estudo e o fato de nunca estarmos cem por cento presentes fazendo uma coisa só. Eu adoro livros que nos ensinam alguma coisa, e com este, aprendi muito sobre o valor do silêncio. É muito importante cuidar da nossa mente.


Ele poderia estar na sessão de auto ajuda, mas claramente o que Thich escreve, faz parte do budismo e seus ensinamentos. Ultimamente tenho tido um amorzinho pelo budismo, posso falar disso depois. Enfim, o monge descreve nossas mentes como a rádio do “pensando sem parar”, pois estamos em constante barulho, seja com ou sem som exterior, sempre damos um jeito de voltar nossos pensamentos seja para o passado ou futuro, para uma distração ou outra, mas nunca tiramos um tempo para não pensar em nada e apenas olhar pra dentro.
O que eu mais gostei da leitura, é que o autor é bem repetitivo nas coisas que diz, isso poderia ser um defeito para outros livros, mas neste, foi de grande preciosidade. Ele explica e ensina o que é mindfullness. E como nos conectar com nossas mentes por meio de meditação sentada e caminhada.


“A prática da mindfullness é muito simples. Você para, respira e acalma sua mente. Você se volta ao seu íntimo para desfrutar do aqui e agora em cada momento”

Eu estou numa fase que busco ser uma pessoa melhor a cada dia, e ter lido este livro no meu momento presente me faz acreditar que posso sim me desconectar, viver o presente, cuidar do meu corpo e mente e fazê-los viver em harmonia. Segundo Thich, a concentração, conexão de corpo e mente e o silêncio, são como uma forma de exercício que devemos praticar diariamente. É você conseguir nem que for 5 min para inspirar e expirar e tentar pensar em NADA.


Tive uma sensação de paz muito gostosa com esta leitura e recomendo a todas as pessoas! Aliás, acho que todo mundo do mundo deveria ler! E pra minha felicidade, o autor também tem uma sequência de outros livros como este. Dúvidas de que eu vou ler todos?

E espero que vocês gostem! Até a próxima!

Bjinhos,
Nath com th.
Sigam também minha coluna no site do Programa Unigeek!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Recent Posts